AMOR DE PERDIÇAO

AMOR DE PERDIÇAO

550,00 €
Impuestos incluidos

Cartel de la primera versión -1942- cinematográfica de la obra del siglo XIX de Camilo Castelo Branco. La segunda versión tuvo que esperar hasta 1979 de la mano de Manoel de Oliveira y la tercera se estrenó en 2008 dirigida por Mario Barroso, nominada para el Oscar a mejor película estranjera.

Detalles del producto

C-11926

Ficha de datos

Año
1942
Altura
102
Ancho
72
Pais
Portugal
Conservación
A+
Impresión
Litografía
Soporte
Entelado
Director
Antonio Lopes Ribeiro
INFO. COMPLEMENTARIA
fernando
Autor
LAPA M.

Descripción

Amor de Perdição

Novela composta em 1861, por Camilo Castelo Branco, durante o tempoem que o autor esteve preso por adultério na cadeia da Relação do Porto. 

Foi baseada num episódio real da vida de um tio seu, Simão Botelho, quelhe teria sido contado por uma tia, e cujo registo o autor teria encontradonos livros de assentamentos da cadeia. No entanto, a manipulação e a ficção, por parte de Camilo, são de tal forma livres, que o converteu nanovela sentimental mais famosa do Romantismo português.
enredo é ultrarromântico: os protagonistas, Simão e Teresa, filhos deduas famílias inimigas de Viseu, os Botelhos e os Albuquerques,apaixonam-se. A conselho de Baltasar Coutinho, primo e prometido deTeresa, despeitado pelo ciúme, Tadeu de Albuquerque decide encerrar a filha no convento de Monchique, no Porto. Simão espera-os à saída deViseu, trava-se de razões com Baltasar e mata-o a tiro, entregando-se logoà justiça. Preso na cadeia da Relação do Porto, é condenado ao degredo. 

Ao embarcar para a Índia, Simão ainda consegue avistar o vulto da suaamada, que se despede dele,  moribunda, esgotada pela desgraça. Horasdepois, Simão toma conhecimento da morte de Teresa e morre também. 

personagem mais verdadeira da novela, e que rompe com o convencionalismo romântico, é, contudo, Mariana, uma rapariga do povo,boa e abnegada, que, sentindo por Simão um amor absoluto e semesperança, serve de intermediária entre Simão e Teresa, decidindo depoisacompanhá-lo no exílio e suicidar-se após a morte dele, abraçando-se aoseu cadáver atirado ao mar. 

À narrativa passional e trágica, onde o amor, o ódio e a vingança, nos seusmúltiplos cambiantes surgem extremados, estaria também subjacente,segundo alguns estudiosos da obra camiliana, uma intenção de críticasocial, pretendendo Camilo denunciar a obediência cega da sociedade aopreconceito obsoleto da honra familiar. 

Foi realizado um filme sobre esta obra em 1942

CLASIFICACIÓN DE LOS CARTELES SEGÚN SU CONSERVACIÓN  (en negrita la correspondiente a este ejemplar):

 A+ Perfecto estado de conservación, muy raro encontrar un ejemplar en este estado impecable.

 A  Cartel en muy buen estado de conservación. Puede presentar algún desgarro inapreciable en los márgenes, no presenta ninguna falta de papel. Los colores son frescos y no se aprecian manchas.

 A- Puede presentar alguna leve marca de doblez, desgarro o pequeña falta de papel en los márgenes. Si presenta restauración, está realizada con éxito.

 B+ El cartel puede estar restaurado. Se aprecian levemente los defectos.

 B  Cartel en buen estado de conservación. Presenta desgarros, algunas manchas y algunas faltas de papel, jamás afectando al área crucial del diseño. Los colores son frescos y el cartel tiene una apariencia general muy buena.

 B- El cartel está restaurado, se aprecian algunos defectos y leve pérdida de color en las marcas de doblez.

 C+ Las restauraciones son visibles.

 C  Cartel en regular estado de conservación. Presenta desgarros, manchas, marcas de doblez y o faltas de papel que puede afectar parcialmente al área crucial del diseño, los colores pueden estar algo desvaídos y el cartel tiene una apariencia general de regular a buena.

 C- Requiere restauración.