AMOR DE PERDIÇAO

AMOR DE PERDIÇAO

550,00 €
TTC

Affiche de la première version cinématographique -1942- de l'œuvre de Camilo Castelo Branco au XIXe siècle. La seconde version a dû attendre 1979 sous Manoel de Oliveira et la troisième a été lancée en 2008 par Mario Barroso, nominé pour l'Oscar du meilleur film étranger..

Détails du produit

C-11926

Fiche technique

Année
1942
Hauteur
102
Largeur
72
Pays
Portugal
Conservation
A+
Impression
Lithographie
Support
Entoilé
Directeur
Antonio Lopes Ribeiro
INFO. COMPLEMENTARIA
fernando
Auteur
LAPA M.

La description

Amor de Perdição

Novela composta em 1861, por Camilo Castelo Branco, durante o tempoem que o autor esteve preso por adultério na cadeia da Relação do Porto. 

Foi baseada num episódio real da vida de um tio seu, Simão Botelho, quelhe teria sido contado por uma tia, e cujo registo o autor teria encontradonos livros de assentamentos da cadeia. No entanto, a manipulação e a ficção, por parte de Camilo, são de tal forma livres, que o converteu nanovela sentimental mais famosa do Romantismo português.
enredo é ultrarromântico: os protagonistas, Simão e Teresa, filhos deduas famílias inimigas de Viseu, os Botelhos e os Albuquerques,apaixonam-se. A conselho de Baltasar Coutinho, primo e prometido deTeresa, despeitado pelo ciúme, Tadeu de Albuquerque decide encerrar a filha no convento de Monchique, no Porto. Simão espera-os à saída deViseu, trava-se de razões com Baltasar e mata-o a tiro, entregando-se logoà justiça. Preso na cadeia da Relação do Porto, é condenado ao degredo. 

Ao embarcar para a Índia, Simão ainda consegue avistar o vulto da suaamada, que se despede dele,  moribunda, esgotada pela desgraça. Horasdepois, Simão toma conhecimento da morte de Teresa e morre também. 

personagem mais verdadeira da novela, e que rompe com o convencionalismo romântico, é, contudo, Mariana, uma rapariga do povo,boa e abnegada, que, sentindo por Simão um amor absoluto e semesperança, serve de intermediária entre Simão e Teresa, decidindo depoisacompanhá-lo no exílio e suicidar-se após a morte dele, abraçando-se aoseu cadáver atirado ao mar. 

À narrativa passional e trágica, onde o amor, o ódio e a vingança, nos seusmúltiplos cambiantes surgem extremados, estaria também subjacente,segundo alguns estudiosos da obra camiliana, uma intenção de críticasocial, pretendendo Camilo denunciar a obediência cega da sociedade aopreconceito obsoleto da honra familiar. 

Foi realizado um filme sobre esta obra em 1942

CLASSEMENT DES AFFICHES SELON LEUR CONSERVATION (en gras celui correspondant à cette affiche):

A+ Parfait état de conservation, très rare trouver un exemplaire dans cet état impeccable.

A  Une affiche dans un très bon état de conservation. Il peut présenter une déchirure inestimable et il ne présente pas manque de papier dans les marges. Les couleurs sont fraîches et des taches ne se peuvent pas apprécier.

A- Elle peut présenter une marque légère de pli, de déchirure ou un petit manque de papier dans les marges. S'il présente une restauration, elle est réalisée avec succès.

B+ L’affiche peut être restauré. Les défauts sont légèrement appréciés.

B  Une affiche dans un bon état de conservation. Il présente des déchirures, quelques taches et quelques manques de papier, en n'affectant jamais à l'aire cruciale du design. Les couleurs sont fraîches et l’affiche a une apparence générale très bonne.

B- L’affiche est restaurée, on apprécie quelques défauts et une légère perte de couleur dans les marques de pli.

C+ Les restaurations sont visibles.

C  Une affiche dans un état de conservation régulier. Il présente des déchirures, des taches, des marques de pli et même des manques du papier qu'il peut partiellement toucher à l'aire cruciale du design, les couleurs peuvent être un peu pâles et l’affiche a une apparence régulière plutôt que bonne.

C- Demande restauration.