AMOR DE PERDIÇAO

AMOR DE PERDIÇAO

€550.00
Tax included

Poster of the first cinematographic version -1942- of the nineteenth century work of Camilo Castelo Branco. The second version had to wait until 1979 under Manoel de Oliveira and the third was released in 2008 directed by Mario Barroso, nominated for the Oscar for best foreign film..

Product Details

C-11926

Data sheet

Year
1942
Height
102
Width
72
Country
Portugal
Conservation
A+
Printing
Lithography
Support
On linen
Director
Antonio Lopes Ribeiro
INFO. COMPLEMENTARIA
fernando
Author
LAPA M.

Description

Amor de Perdição

Novela composta em 1861, por Camilo Castelo Branco, durante o tempoem que o autor esteve preso por adultério na cadeia da Relação do Porto. 

Foi baseada num episódio real da vida de um tio seu, Simão Botelho, quelhe teria sido contado por uma tia, e cujo registo o autor teria encontradonos livros de assentamentos da cadeia. No entanto, a manipulação e a ficção, por parte de Camilo, são de tal forma livres, que o converteu nanovela sentimental mais famosa do Romantismo português.
enredo é ultrarromântico: os protagonistas, Simão e Teresa, filhos deduas famílias inimigas de Viseu, os Botelhos e os Albuquerques,apaixonam-se. A conselho de Baltasar Coutinho, primo e prometido deTeresa, despeitado pelo ciúme, Tadeu de Albuquerque decide encerrar a filha no convento de Monchique, no Porto. Simão espera-os à saída deViseu, trava-se de razões com Baltasar e mata-o a tiro, entregando-se logoà justiça. Preso na cadeia da Relação do Porto, é condenado ao degredo. 

Ao embarcar para a Índia, Simão ainda consegue avistar o vulto da suaamada, que se despede dele,  moribunda, esgotada pela desgraça. Horasdepois, Simão toma conhecimento da morte de Teresa e morre também. 

personagem mais verdadeira da novela, e que rompe com o convencionalismo romântico, é, contudo, Mariana, uma rapariga do povo,boa e abnegada, que, sentindo por Simão um amor absoluto e semesperança, serve de intermediária entre Simão e Teresa, decidindo depoisacompanhá-lo no exílio e suicidar-se após a morte dele, abraçando-se aoseu cadáver atirado ao mar. 

À narrativa passional e trágica, onde o amor, o ódio e a vingança, nos seusmúltiplos cambiantes surgem extremados, estaria também subjacente,segundo alguns estudiosos da obra camiliana, uma intenção de críticasocial, pretendendo Camilo denunciar a obediência cega da sociedade aopreconceito obsoleto da honra familiar. 

Foi realizado um filme sobre esta obra em 1942

CLASSIFICATION OF THE POSTERS ACCORDING TO THEIR CONSERVATION (in bold the one corresponding to this poster):

A+ Is a flawless example of a poster rarely seen in such fine condition.

A  Designates a poster in very fine condition. There may be some tears on the margins, but not noticeable. No paper loss. Colours are fresh and has no blemish.

A- There may be some slight fold marks, tear or other minor defect, but most unobtrusive. Successful restoration if restored.

B+ If some restoration it is not immediately evident.

B  Designates a poster in good condition. There may be some tears. Blemish or paper loss, but not in any crucial design area. Colours are fresh and the poster has a very good appearance.

B- Restoration may show some defects. Colours along the fold marks are faded.

C+ Restorations are visible.

C  Designates a poster in fair condition. Tears, blemish, fold marks and or paper loss are more pronounced or may slightly affect the image of the poster. Colours may be faded.

C- Requires restoration.